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Quem quer ser um Unicórnio?

Se você precisou ler este título duas vezes, é porque, provavelmente, nunca se deparou com o termo “Unicórnio” aparecer no contexto profissional antes.

Neste artigo iremos te explicar o que são unicórnios no mundo empresarial e porque esse título tem se tornado tão desejado.

Confira:

Por que Unicórnio?

O unicórnio é uma animal mitológico, fantástico.  Ele lembra um cavalo, mas com um chifre no meio da testa. Um animal extremamente singular.

O termo Empresa Unicórnio foi cunhado para designar startups que começaram pequenas, mas, em pouco tempo, construíram um patrimônio gigantesco. Essas empresas alcançam o sucesso a partir de ideias que, embora simples, geram um impacto tremendo.

Como parece muito fantasioso alcançar o sucesso assim, elas acabam ganhando o apelido de Unicórnios, para remeter à sua raridade.

Como reconhecer uma empresa unicórnio?

As empresas unicórnios possuem um preço de mercado bem expressivo. É isso que as categorizam de tal maneira. Suas avaliações costumam superar o marco de US$ 1 bilhão, antes de abrirem o capital na bolsa de valores.

Elas são startups. Obrigatoriamente.

Ou seja, precisam utilizar a tecnologia de forma intensa; possuir uma estrutura enxuta; e um modelo de negócio inovador. Vale salientar que essas empresas, em média, crescem 200% ao ano — em comparação com as tradicionais, que crescem cerca de 20%.

Outro ponto que tem caracterizado as empresas como unicórnios é a velocidade com que o crescimento delas acontece. Há casos em que a avaliação em US$ 1 bilhão se dá em questão de meses.

Como se tornar um unicórnio?

Ao analisar a trajetória das empresas unicórnios, é possível notar quatro pontos em comum:

  1. Crescimento exponencial;
  2. Altíssimos investimentos de risco;
  3. Foco inicial longe do lucro;
  4. Esforços voltados para alcançar consumidores em escala.

Esses pontos convergentes indicam algumas das principais estratégias para se tornar um unicórnio.

Em primeiro lugar, é preciso entender que o crescimento exponencial alcançado por estas empresas é reflexo das demais práticas. Definir bem qual é o problema que a sua empresa se propõe a resolver; tomar riscos calculados, porém altos; e não ter o retorno monetário como seu principal objetivo, seria, então, a receita para o sucesso.

Algo que também se deve ter mente é que são as ideias que sustentam todo o crescimento dessas empresas. Todos os unicórnios que temos, hoje, detém ideias tão revolucionárias, que até soam simples. Enxergar, num problema cotidiano, soluções por um ângulo não antes imaginado é o que faz toda a diferença.

Unicórnios famosos

O vale do silício é o verdadeiro berço de unicórnios. É de lá que surgem as mais valiosas startups. Podemos citar como exemplo: Uber, Airbnb, Sprinklr, Dropbox e WeWork.

Mas, não se engane, unicórnios não vivem apenas nos Estados Unidos. Empresas podem se tornar unicórnios em qualquer lugar do mundo.

Os mais bem sucedidos casos, fora da América do Norte, são: Xiaomi — empresa chinesa que tornou-se a terceira maior distribuidora de smartphones no mundo; Spotify — empresa sueca que presta serviços de streaming de músicas; BlaBlaCar — companhia francesa para serviços de transporte compartilhado no estilo “caroneiro”.

Unicórnios no Brasil

O Brasil é um território bastante fértil para o surgimento de unicórnios. Atualmente, possuímos poucas empresas com este título. A primeira startup a ser classificada assim foi a 99. Logo após, a PagSeguro e o Nubank também foram avaliadas em mais de US$ 1 bilhão.

A demanda por soluções de problemas é altíssima em nosso país, diante da complexidade e burocracia com que os processos empresariais, fiscais, contábeis e jurídicos acontecem por aqui.

Sonhe Alto

Analisar os fatores que definem uma empresa como unicórnio pode ser um pouco assustador, por ser um status díficil de conseguir. Porém, lembre-se que trata-se de raridade, não de algo impossível. Sendo assim, não desanime! Isso vai ser essencial para que sua startup se torne um unicórnio.

Procure desenvolver estratégias certeiras, capazes de atingir o seu público alvo da forma mais intensa possível. Conheça as dores dos clientes em seu segmento de atuação, descubra o que apenas a sua empresa poderia oferecer para sanar esses problemas.

Acredite naquilo que seu negócio oferece. Saiba todos os motivos pelos quais ele se destaca. Não se esqueça, mas também não se preocupe tanto com a sua concorrência. Mantenha o foco naquilo que é seu.

E, um dos mais importantes conselhos: transforme erros em aprendizado.

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Ingridy Oliveira

Editora de conteúdo e copywriter do Tax Group.

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