Uma palavra que certamente está “na moda” é algoritmo. É praticamente impossível para aqueles que lidam com a mais simples tecnologia não ter se deparado com o termo. Algoritmos estão, ao que parece, em tudo.
Mas, afinal, o que são eles?
Por mais que muitos acreditem se tratar de um monstro da tecnologia, o conceito de algoritmo é algo que pode ser facilmente compreendido. Algoritmos, numa definição simples, são apenas uma série de instruções simples que visam a resolução de um problema. A regra de multiplicação que aprendemos na escola, por exemplo, é nada mais nada menos que um algoritmo. Bem como uma receita de bolo, ou um manual de passo a passo que você segue para concluir uma tarefa.
Mesmo sem perceber, nós entendemos, lidamos e criamos algoritmos em nossas vidas.
Mas, numa explicação mais completa, podemos dizer que algoritmos são um conjunto de regras que, quando aplicadas de forma sistemática a específicos dados de entrada, são capazes de solucionar problemas estabelecendo um número finito de passos elementares.
O fato é que, por serem operações tão simples, até mesmo máquinas conseguem executá-las. E este é justamente o cerne da questão.
Os algoritmos ganharam destaques por conta dos computadores. A união deles, proporcionada pelo matemático britânico Alan Turing, configura-se como uma verdadeira revolução.
Como não é possível simplesmente lançar dados à esmo para que um computador lide com eles, é necessário realizar uma tradução dos problemas para uma linguagem que a máquina seja capaz de entender. Por isso, o trabalho dos programadores é transformar os dados em algoritmos; destrinchando um grande problema em vários outros menores e os colocando em sucessão – tudo para auxiliar a máquina a executar suas tarefas.
Qualquer programa de computador é um algoritmo, escrito numa linguagem que o transforma em milhares de operações que serão processadas pela máquina. Jogar um videogame, acessar uma rede social, ou realizar qualquer outra atividade através de um computador, por exemplo, só é possível a partir de algoritmos.
Computadores são capazes de efetuar cálculos com uma velocidade infinitamente superior à dos humanos. Uma máquina não lê apenas um algoritmo por vez. Um computador mediano é capaz de processar 4 bilhões de operações em apenas um segundo.
Diante disso, o mundo tem sido absorvido pelo fenômeno algorítmico. Eles (os algoritmos) conseguem automatizar qualquer processo ou tarefa que não esteja ligada à criatividade ou emoções humanas. Esse é o motivo pelo qual o termo se difundiu tanto.
Um exemplo muito famoso de algoritmo é o Google. Criado em 1988, com o nome de PageRank, o sistema obteve sucesso através de um algoritmo que rastreava a internet e apresentava resultados de uma pesquisa por ordem de relevância. Hoje, o algoritmo evoluiu a ponto de ser capaz de traçar perfis dos seus usuários, customizando a apresentação das respostas.
Nos dias de hoje, é impossível fugir ao contato com algoritmos. Eles estão em todas as tecnologias que utilizamos, coordenando as operações que realizamos através de smartphones, computadores, tablets, etc. Eles aprendem com nossos padrões e permitem o progresso de inteligências artificiais, nos beneficiando ainda mais.
Longe de ser um conceito sem propósito, os algoritmos nos ajudam a construir novos inventos; cada vez mais brilhantes e surpreendentes.
.
Quer saber mais sobre tecnologia? Clique aqui e aprenda sobre Inteligência Artificial!
O conceito de “split payment” tem sido amplamente debatido no Brasil, dentro do contexto da…
O Perse e o Cadastur estão no centro das discussões que têm afetado setores estratégicos…
A reforma tributária promete transformar radicalmente o mercado de trabalho de quem atua na área…
A Reforma Tributária seguirá como uma das principais pautas em 2024. Mesmo após a sua…
O Calendário Tributário de novembro é uma ferramenta essencial para o planejamento do mês, uma…
Sabemos que o planejamento é uma das etapas mais importantes para que uma empresa possa…