Solutions

Créditos de PIS e Cofins sobre produtos monofásicos geram divergência no STJ

As 2 turmas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divergem quanto ao uso do crédito de PIS e Cofins sobre produtos monofásicos comercializados com alíquota zero. Enquanto a 1ª Turma decidiu a favor do contribuinte, em um caso envolvendo uma distribuidora de produtos farmacêuticos, a 2ª vem se manifestando a favor da União. Agora, será necessário emita parecer final sobre a matéria.

O impacto da decisão é maior para os revendedores de automóveis, autopeças, medicamentos, produtos de higiene pessoal e cosméticos. Isso acontece porque os produtos monofásicos concentram toda a tributação no fabricante ou importador, a fim de fortalecer a revenda — a discussão se dá em função da dúvida acerca da possibilidade de uso de créditos para abater tributos federais.

No caso em questão, o REsp 1861190, a distribuidora conseguiu, por maioria de votos, ter reconhecido o direito de manter os créditos de PIS e Cofins não cumulativos decorrentes da aquisição de produtos monofásicos vendidos à alíquota zero.

De acordo com o advogado Luís Augusto Gomes, em depoimento ao jornal Valor Econômico, o debate sobre o tema deve continuar sendo relevante mesmo após a unificação do PIS e Cofins, com a criação da chamada Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), em andamento no congresso.

Para entender a solicitação dos contribuintes, é necessário traçar a relação entre as Leis nº 10.637/2002 e 10.833/2003, que determinam a não incidência de crédito tributário para revendedores sujeitos à alíquota zero, e o artigo 17 da Lei nº 11.033/2004, que estabelece que “as vendas efetuadas com suspensão, isenção, alíquota zero ou não incidência da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins não impedem a manutenção, pelo vendedor, dos créditos vinculados a essas operações.”

.


Fique por dentro do que acontece no mundo tributário! Assine nosso newsletter e tenha acesso aos melhores conteúdos fiscais diretamente em seu e-mail!

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

O que é Split Payment e qual a sua relevância na Reforma Tributária?

O conceito de “split payment” tem sido amplamente debatido no Brasil, dentro do contexto da…

1 semana ago

Perse, Cadastur e o futuro do turismo: entenda as principais discussões

O Perse e o Cadastur estão no centro das discussões que têm afetado setores estratégicos…

2 semanas ago

Reforma Tributária e oportunidades no mercado de trabalho para profissionais da área tributária

A reforma tributária promete transformar radicalmente o mercado de trabalho de quem atua na área…

2 semanas ago

Reforma Tributária 2024: principais pontos e o que falta para entrar em vigor

A Reforma Tributária seguirá como uma das principais pautas em 2024. Mesmo após a sua…

2 semanas ago

Calendário Tributário de novembro: suas obrigações em dia

O Calendário Tributário de novembro é uma ferramenta essencial para o planejamento do mês, uma…

2 semanas ago

Calendário Tributário 2024: suas obrigações em dia!

Sabemos que o planejamento é uma das etapas mais importantes para que uma empresa possa…

3 semanas ago