Possuir estratégias para aumentar a carteira de clientes, aperfeiçoá-las com frequência e executá-las diariamente é fundamental para o crescimento do seu negócio. É dessa forma que o seu escritório torna-se cada vez mais conhecido e conquista o status de referência no universo em que atua.
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Você com certeza já ouviu falar sobre a crise instaurada em diversos setores da economia mundial. Infelizmente, não é de hoje: ao longo dos anos, muitas empresas enfrentaram um grande processo de mudanças para permanecerem no mercado. Uma coisa é certa: possuir uma grande carteira de clientes — e seguir buscando sempre novas oportunidades — faz toda a diferença.
Antigos clientes podem indicar as suas atividades para outras empresas. Da mesma forma, você também pode utilizar essas experiências para criar autoridade e atrair novos consumidores do seu serviço. Mas conquistar novos consumidores para o seu serviço não é tão fácil quanto parece. Você precisa organizar um planejamento de ações voltadas a novos espaços no mercado.
Neste artigo, você vai ver as seis melhores estratégias para aumentar a carteira de clientes do seu escritório.
Antes de pensar em — de fato — aumentar a carteira de clientes do seu escritório, você precisa conhecer o mercado em que está inserido. Quais são os seus principais concorrentes? Quem são os seus potenciais clientes? Por que o seu produto/serviço faz a diferença na vida das pessoas? De que forma você pode se posicionar para se destacar?
Com essas respostas, você consegue planejar as suas estratégias com base em fatos, e não em suposições. Esse conhecimento sólido da audiência guia todas as ações seguintes do seu escritório, pois auxilia na tomada de decisões diretamente voltada para a diferenciação no mercado.
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É muito importante que todo escritório — independentemente do setor em que atua — tenha bastante segurança sobre o tipo de comprador que deseja conquistar. Para aumentar a carteira de clientes, ter clareza sobre o público-alvo é fundamental.
Mas você sabe como definir essa audiência? No marketing, define-se o público-alvo através de algumas perguntas:
Quer um exemplo? Digamos que nós tenhamos um escritório de advocacia e queiramos aumentar a rede de contatos. Nosso trabalho é voltado para empresas de médio porte que precisam de auxílio em questões tributárias relacionadas ao seu negócio. Esse público costuma buscar novas informações na internet, em blogs e nas redes sociais. Portanto, para atingirmos mais clientes, estaremos presentes no universo digital, dentro do limite da OAB.
Ter essa clareza quanto ao público a ser buscado é fundamental — afinal, se o seu escritório de contabilidade é voltado para empresas de grande porte, por exemplo, não adianta investir em networking e ações de publicidade que tragam clientes de pequenas e médias empresas. O posicionamento do seu negócio precisa estar alinhado às suas ambições. Caso contrário, você vai estar desperdiçando o seu tempo e o seu investimento.
Por isso, para ampliar a sua carteira de clientes, saiba os interesses, os hábitos e as necessidades dos seus potenciais consumidores. Assim, é possível segmentar cada grupo e desenvolver estratégias que sejam eficientes e transmitam a mensagem desejada.
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Esteja presente nos eventos do seu ramo de atuação, converse com os profissionais que podem ter interesse no seu serviço e apresente o que você faz. É importante não sentir vergonha de — como é dito popularmente — ‘vender o seu peixe’. Só você sabe com profundidade o valor do seu trabalho. E, é claro: ninguém melhor do que você para valorizar os seus serviços.
Além dos eventos presenciais, você pode utilizar o LinkedIn para compartilhar o impacto do seu produto com a sua rede de contatos. Essa é uma rede social focada no meio empresarial, e todos ali presentes estão, de uma forma ou de outra, interessados em fazer negócios.
Também é possível utilizar o Instagram e o Facebook para mostrar para os seus amigos tudo que você faz. Nunca esqueça que, tal qual o ditado popular, ‘quem não é visto não é lembrado’, você precisa estar em evidência para ter impacto e atrair novos clientes.
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Já falamos do LinkedIn, do Facebook, do Instagram… E com certeza: essas são ótimas opções. A tecnologia facilitou a comunicação com todos — perto ou distante. Utilize-a como aliada para aumentar a carteira de clientes do seu negócio. Além disso, aposte nas conversas por aplicativos como WhatsApp e Telegram. Elas podem manter o seu escritório no radar de diversos consumidores interessados em contratar o tipo de serviço que você oferece.
Você também pode utilizar as ferramentas tecnológicas para potencializar as suas ações de marketing. Compartilhe conteúdos a respeito da sua área de atuação, eduque a sua audiência e crie campanhas para impulsionar os seus resultados e atingir mais pessoas. Dessa forma, você vai criar autoridade no seu segmento.
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Tom Jobim já dizia: ‘é impossível ser feliz sozinho’. E esse conselho não vale só para as relações pessoais: nos seus negócios, você vai precisar de uma rede de suporte. Ao firmar parcerias com outras empresas, você vai conseguir aumentar o portfólio de negócios por meio de indicações dos parceiros, e pode ajudá-los da mesma forma.
É uma relação completamente baseada na reciprocidade. Bacana, não é?
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É importante lembrar que, para conquistar novos clientes, é preciso saber se todos aqueles que já estão com você estão contentes. Portanto, faça pesquisas de satisfação com frequência e abra espaços para sugestões. Dessa forma, além do seu escritório estar pronto para novas chegadas, também evita saídas.
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