Partners

Entrevista com o sócio: Frederico Sousa

E se você soubesse, desde criança a sua vocação, mas acabasse seguindo caminhos opostos, até que a vida simplesmente fosse lhe trazendo de volta?

A história do novo sócio do Tax Group, Frederico Sousa – do escritório Sousa Gomes Cruz Advogados, em Cuiabá – MT –,  é exatamente assim.

Filho de comerciantes, Frederico, desde criança, tinha o desejo de ajudar o seu pai a cuidar dos aspectos mais complexos de seu trabalho. Vê-lo sofrer com questões burocráticas que dificultavam o seu dia a dia, o motivou a buscar uma profissão que pudesse ajudar, não só o seu pai, como todos os outros empresários.  Entendeu que deveria fazer sua carreira no Direito, mas ocorreram algumas reviravoltas.

Frederico Sousa acabou por cursar Administração em Agronegócios, iniciando a sua carreira no mercado financeiro. Isso o conduziu a morar em São Paulo, por um tempo, onde trabalhou com operações da Bolsa de Valores, solidificando-se na área.

Foi então que o sonho de infância veio à tona, e, enquanto ainda atuava no mercado financeiro, começou a faculdade de Direito, onde já tinha a certeza de que iria seguir para a área tributária. “Exatamente por toda aquela experiência do passado, de ver o meu pai sofrendo na mão do governo” – diz ele.

Ele nos contou que, desde o primeiro semestre do curso, já começou a redirecionar sua carreira, até chegar em um momento decisivo: “Entre o meu sexto, sétimo semestre de faculdade, eu abandonei 100% da minha carreira na parte de investimentos, no mercado financeiro, e entrei de cabeça no direito” – explica.  

Ele ingressou numa empresa que atuava na área de direito tributário, e lá permaneceu até sentir-se confortável para sair e montar o seu próprio escritório.

“Foi uma decisão muito difícil; um desafio. Eu pensei muito até ter a certeza de que conseguiria. Desde criança eu tinha interesse, e, aos poucos, fui me desprendendo do escritório, amadurecendo minhas ideias, procurando clientes, para então atuar de forma independente” – conta ele.

Apesar de o processo de optar por ter o seu próprio escritório ter acontecido naturalmente, ele conta que o momento disruptivo foi repentino: “Lembro que eu saí – morava na frente de um prédio que estava em construção – e brinquei com a minha esposa (noiva, na época): ‘vou alugar uma sala ali’. E eu passei lá e realmente fiz isso. Eu entrei no prédio, perguntei se tinha sala para alugar, conheci a sala e falei: ‘é minha’. Depois falei para a minha esposa que tinha alugado uma sala”.

Frederico Sousa já tem o seu escritório há dois anos, onde trabalha – junto de outros dois sócios – com a tributação de pessoas jurídicas do agronegócio – segmento fortíssimo em Cuiabá. Porém, longe de se acomodar, desde o início ele buscou por formas de inovar em seu trabalho. E foi por conta desse seu desejo pelo novo que acabou conhecendo o Tax Group.

Como sempre teve uma inclinação para a área tributária, Frederico nos conta que estava procurando por uma parceria para seu escritório, a fim de oferecer serviços mais completos e ingressar na parte de auditoria. Sobre seu raciocínio, ele explica: “Seria impossível eu, sozinho, trazer todo esse resultado que as empresas esperam. Eu precisaria de toda uma estrutura. E aí eu pensei ‘por que montar minha estrutura, se eu posso buscar um parceiro?’”

Ele então conversou com os seus dois sócios, e comentou sobre o seu interesse. Nesse intervalo de tempo, enquanto procurava por uma parceira, ele acabou recebendo um e-mail do Tax Group, sendo impactado: “Eu identifiquei que era uma empresa no mesmo segmento, mas pareceu algo diferente, então fui pesquisar” – diz ele. Foi então que o Paulo Rey (diretor de expansão do Tax Group) entrou em contato, e começamos a conversar. Conversamos por uns sessenta dias” – continua. “Eu me identifiquei mesmo; dentro daquilo que eu estava buscando, dentre todas as opções que eu tinha, o Tax fez eu me sentir mais confortável” – complementa.

Quando questionado sobre o que ele acredita ter causado essa grande identificação com o Tax, ele explica:

“A gente tinha pesquisado várias empresas que atuavam no mesmo segmento, mas por questões de identidade,  de profissionalismo – especialmente do Paulo, que nos atendeu no começo, de forma bem transparente. Nós, então, de certa forma, entendemos que o Tax, e os sócios, eram sérios e que ofereciam um trabalho bem interessante. Isso acabou nos direcionando para o Tax, que é uma empresa jovem, mesmo perfil que o nosso, e está desenvolvendo um bom trabalho, tem boas referências; isso nos levou a tomar a decisão”.

Frederico ainda destaca que o ponto principal do Tax Group, ao seu ver, é a seriedade.

Diante da parceria, ele também se mostra bastante empolgado. Para ele, o Tax agregará muito ao trabalho exercido por seu escritório, hoje; auxiliando a entregar ao cliente um produto final mais completo, oferecendo um serviço de auditoria com suporte nas esferas judicial, contábil e administrativa.

O plano, segundo ele, é  “implementar todo esse trabalho do Tax Group com a carteira atual de clientes e usar essa ferramenta para angariar novos clientes”.

Ao questionarmos sobre o que ele acredita que os clientes pensarão a respeito dessa nova parceria, Frederico Sousa se mostra bastante otimista:

“Acredito que terão uma boa aceitabilidade, sim, principalmente no atual cenário tributário que estamos vivendo no país. Nós viemos de uma crise, e, agora, os empresários brasileiros estão muito mais maduros para essa reconhecer novas oportunidades. [Eles] entenderam que isso é um trabalho sério, com bases sólidas, com conceitos jurídicos e contábeis muito fortalecidos, então a aceitabilidade vai ser bem interessante. Assim como nós já fazemos em algumas questões judiciais, esse trabalho administrativo vai ser bem aceito”.

Ingridy Oliveira

Editora de conteúdo e copywriter do Tax Group.

Recent Posts

O que é Split Payment e qual a sua relevância na Reforma Tributária?

O conceito de “split payment” tem sido amplamente debatido no Brasil, dentro do contexto da…

1 semana ago

Perse, Cadastur e o futuro do turismo: entenda as principais discussões

O Perse e o Cadastur estão no centro das discussões que têm afetado setores estratégicos…

2 semanas ago

Reforma Tributária e oportunidades no mercado de trabalho para profissionais da área tributária

A reforma tributária promete transformar radicalmente o mercado de trabalho de quem atua na área…

2 semanas ago

Reforma Tributária 2024: principais pontos e o que falta para entrar em vigor

A Reforma Tributária seguirá como uma das principais pautas em 2024. Mesmo após a sua…

2 semanas ago

Calendário Tributário de novembro: suas obrigações em dia

O Calendário Tributário de novembro é uma ferramenta essencial para o planejamento do mês, uma…

2 semanas ago

Calendário Tributário 2024: suas obrigações em dia!

Sabemos que o planejamento é uma das etapas mais importantes para que uma empresa possa…

2 semanas ago