Alana Borges é uma das mais novas sócias do Tax Group. Graduada em Administração, ela possui uma forte experiência na área de tecnologia, campo em que atuou por mais de vinte anos, ocupando a posição de diretora comercial em uma multinacional francesa do ramo, e também realizando diversas especializações.
Com uma trajetória peculiar, Alana Borges conheceu o Tax Group através de uma das outras marcas do Grupo Fiscal do Brasil, a Dr. Fiscal. Em entrevista para o nosso blog, ela conta mais detalhes sobre esse processo, bem como suas expectativas em relação à parceria com a marca.
Confira:
“Eu era executiva de uma empresa, onde trabalhava como diretora comercial; no início do ano eu me desvinculei desta empresa e comecei a buscar por possibilidades de investimento. Eu então fui atrás de vários produtos, vários serviços e segmentos que estivessem ligados à tecnologia. Queria fazer um investimento em que a tecnologia estivesse atrelada.
Foi quando eu me deparei com o Tax Group.
Como na época eu fazia desenvolvimento de softwares e sistemas na área de tecnologia, eu sempre senti uma grande dificuldade na área tributária. Por exemplo, você fazia a implantação das alíquotas dentro de um ERP e depois isso se perdia; ninguém mais atualizava. Ou, quando alguém fazia, era tudo muito manual, em planilhas; não necessariamente se tinha as ferramentas.
Então quando eu vi que vocês tinham inteligência artificial para tratar esse problema e auxiliar as empresas, isso fez sentido para mim. Foi quando eu entrei em contato com o Tax e resolvi fazer um investimento na marca, me tornando sócia”.
“Quando eu decidi buscar por um negócio, eu sempre avaliei três pilares.
O primeiro: tecnologia; o negócio tinha que ter tecnologia. O segundo: propósito; o negócio tinha que contribuir com um determinado setor, um mercado — por exemplo, eu comecei com a Dr. Fiscal, que atende o mercado do Simples, e agora estou migrando para o Tax, que atende empresas maiores, mas o propósito das duas é o de ajudar o empresário em relação à tributação. Já o terceiro pilar era em relação ao atendimento; como era vista a empresa no mercado, qual a reputação em relação aos trabalhos já executados, como era o atendimento prestado e se havia um bom canal de comunicação.
O Tax Group atendia os três pilares: tecnologia, propósito e atendimento. Foi por isso que tomei a decisão de fechar a parceria”.
“Como trabalhava em uma multinacional, sempre atendi grandes mercados; então estou criando associações.
Também tenho um mapeamento do setor em que quero atuar e dos lugares onde eu quero levar os produtos do Tax. Eu também pretendo fazer eventos, participar de feiras; levar a marca a ter mais divulgação e mais negócios”.
“Como eu disse, eu estou há vinte anos na área da tecnologia. Não sou advogada, não sou tributarista, não conheço muito da área e estou fazendo uma imersão agora. Eu adoro estudar, então eu quero entender ao máximo o que significa toda essa ‘sopa de letrinhas’ que são os tributos em nosso país.
Confesso que é muito difícil; hoje eu entendo porque um advogado fica tanto tempo em uma faculdade. Mas estou tentando me especializar, ganhar o know-how de conhecimento técnico, aprender cada vez mais para poder sair e vender. Porque a parte comercial eu já tenho muito pronta dentro de mim, mas não tenho o conhecimento técnico, então eu preciso da estrutura do Tax para algumas questões — embora eu já esteja me associando com parceiros que têm bagagem jurídica também.
Mas acho que o que vai me agregar muito é, realmente, o conhecimento técnico. Em minha carreira agora haverá uma soma entre conhecimentos tributários e a área de tecnologia — que eu já conheço e gosto muito”.
“Revolucionário.
Eu acho que é revolucionário você utilizar a tecnologia para apoiar uma área tão complexa, como a tributária.
São mais de 5 milhões de regras tributárias existentes. Você ter uma tecnologia que apoia e agrega conhecimento para colocar tudo isso em dia, é muito bacana. Então acho que o Tax Group é revolucionário; inovador”.
O conceito de “split payment” tem sido amplamente debatido no Brasil, dentro do contexto da…
O Perse e o Cadastur estão no centro das discussões que têm afetado setores estratégicos…
A reforma tributária promete transformar radicalmente o mercado de trabalho de quem atua na área…
A Reforma Tributária seguirá como uma das principais pautas em 2024. Mesmo após a sua…
O Calendário Tributário de novembro é uma ferramenta essencial para o planejamento do mês, uma…
Sabemos que o planejamento é uma das etapas mais importantes para que uma empresa possa…