News

Três poderes podem se unir em plano b caso reforma não seja aprovada

No dia 05 de março, o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos, afirmou que os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) devem recorrer a um “plano b” caso a Reforma Tributária não seja aprovada.

Em sua fala, o deputado federal afirma que “Nós vamos fazer todos os esforços para a tramitação da PEC da Reforma Tributária, mas acho que deveríamos ter um ‘plano b’ para que, diante da incapacidade de reformas de natureza constitucional, a gente possa construir mudanças de natureza infraconstitucional: um pacto com o Judiciário, um pacto com o Executivo para minimamente melhorar o ambiente de negócios e segurança jurídica”.

Ramos defende que seja criada uma legislação nacional de ICMS, padronizando o mínimo e máximo de alíquotas, variando de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada estado. Isso porque, segundo o deputado, a insegurança jurídica que existe no país é essencialmente tributária.

Outras propostas do deputado passam por uma unificação do PIS e da Cofins com o IPI, Segundo ele, “é um imposto disfarçado de contribuição para a União ficar com tudo e não dividir com entes federativos nacionais.”. Além disso, Ramos também defende um Marco Regulatório das Políticas de Desenvolvimento Regional e Setorial, que deve ser feito com uma métrica fixa e oficial a fim de medir a eficiência dos gastos tributários no país.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.

Fonte de referência: Jornal JOTA

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

O que é Split Payment e qual a sua relevância na Reforma Tributária?

O conceito de “split payment” tem sido amplamente debatido no Brasil, dentro do contexto da…

1 semana ago

Perse, Cadastur e o futuro do turismo: entenda as principais discussões

O Perse e o Cadastur estão no centro das discussões que têm afetado setores estratégicos…

2 semanas ago

Reforma Tributária e oportunidades no mercado de trabalho para profissionais da área tributária

A reforma tributária promete transformar radicalmente o mercado de trabalho de quem atua na área…

2 semanas ago

Reforma Tributária 2024: principais pontos e o que falta para entrar em vigor

A Reforma Tributária seguirá como uma das principais pautas em 2024. Mesmo após a sua…

2 semanas ago

Calendário Tributário de novembro: suas obrigações em dia

O Calendário Tributário de novembro é uma ferramenta essencial para o planejamento do mês, uma…

2 semanas ago

Calendário Tributário 2024: suas obrigações em dia!

Sabemos que o planejamento é uma das etapas mais importantes para que uma empresa possa…

2 semanas ago