News

STF forma maioria para manter ICMS no cálculo da CPRB

Em decisão que surpreendeu alguns tributaristas, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram maioria pela manutenção do ICMS na base da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB). O placar do julgamento, no momento, é de 6 a 4 contra os contribuintes.

Esperava-se que a Suprema Corte emitisse entendimento semelhante ao de 2017, quando determinou a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins. Isso porque o ministro Nunes Marques, que votou apenas na sessão do dia 23 de fevereiro, possuía precedentes como desembargador, quando retirou o ISS da base do PIS e da Cofins, por exemplo.

O caso envolvia uma empresa fabricante de revestimentos em couro, que questionou uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). O judiciário havia entendido que os valores gastos com ICMS integram sim o conceito de receita bruta para a determinação da base de cálculo da CPRB. A empresa alega que é competência da União criar contribuições sobre o faturamento ou receita bruta e, portanto, a decisão do TRF não seria válida.

Para o relator, ministro Marco Aurélio Mello, a inclusão do imposto estadual na base de cálculo da contribuição previdenciária é incompatível com a Constituição Federal. Entretanto, com divergência aberta pelo ministro Alexandre de Moraes, a maior parte dos magistrados entendeu que a Emenda Constitucional nº 42/2003 inaugurou uma nova ordem previdenciária ao inserir o parágrafo 13 ao artigo 195 da Constituição.

Para esclarecer eventuais dúvidas sobre esse acontecimento, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.

.

Fonte de referência: Valor Econômico

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

ICMS-ST: o que é a Substituição Tributária no ICMS?

O ICMS-ST, sigla para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços com Substituição Tributária, é…

1 dia ago

Isenção do Imposto de Renda: quem não precisa declarar o IR 2025?

A isenção do Imposto de Renda é uma pergunta comum que volta a circular anualmente…

1 dia ago

Reforma processual tributária: saiba o que é

Um anteprojeto de reforma processual tributária será encaminhado ao Congresso Nacional nos próximos dias. O…

1 dia ago

Como declarar imóveis, carros e outros bens no Imposto de Renda 2025?

A declaração de bens como imóveis, veículos e outros patrimônios é uma das etapas importante…

1 dia ago

Carne na reforma tributária: impactos e comparações de cenários

A reforma tributária brasileira está finalizando o seu processo de regulamentação, e um dos temas…

3 dias ago

Tabela IRPF 2025: Entenda como funciona o Imposto de Renda da Pessoa Física

As tabelas progressivas do IRPF, como esta Tabela IRPF 2025, são fundamentais para garantir que…

4 dias ago