News

Receita diz que tratamento de resíduos gera créditos de PIS e Cofins

Os gastos com tratamento de resíduos industriais, efluentes e águas residuais gera créditos de PIS e Cofins, diz a Receita Federal. O entendimento foi publicado na Solução de Consulta nº 1, editada em janeiro pela Coordenação-Geral de Tributação (Cosit), e é o primeiro que admite essa possibilidade.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), cinco mil metros cúbicos de efluentes industriais são gerados por dia, sendo que 60% são despejados de forma irregular na natureza. 

O contribuinte que apresentou a consulta afirma que, em função da atividade que exerce — indústria de couros — são gerados resíduos no processo de recurtimento, estiragem e secagem do couro. Assim, o processo de tratamento é indispensável para o funcionamento da produção e acabamento do couro de forma sustentável, cumprindo a legislação ambiental.

Ainda, de acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), na Resolução nº 237, de 1997, sem a adoção de medidas de preservação do meio ambiente, não é possível obter o licenciamento para o exercício das atividades. Além disso, a Lei nº 9.605, de 1998, tipifica como prática criminosa a emissão indevida de efluentes.

Ao verificar as regulamentações do Conama e o teor da Lei nº 9.605, a Receita Federal entendeu que a atividade de tratamento de resíduos configura insumos para o creditamento de PIS e Cofins devido à sua essencialidade.

Para esclarecer eventuais dúvidas sobre esse acontecimento, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.

.

Fonte de referência: Jornal Valor Econômico

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

O que é Split Payment e qual a sua relevância na Reforma Tributária?

O conceito de “split payment” tem sido amplamente debatido no Brasil, dentro do contexto da…

1 semana ago

Perse, Cadastur e o futuro do turismo: entenda as principais discussões

O Perse e o Cadastur estão no centro das discussões que têm afetado setores estratégicos…

2 semanas ago

Reforma Tributária e oportunidades no mercado de trabalho para profissionais da área tributária

A reforma tributária promete transformar radicalmente o mercado de trabalho de quem atua na área…

2 semanas ago

Reforma Tributária 2024: principais pontos e o que falta para entrar em vigor

A Reforma Tributária seguirá como uma das principais pautas em 2024. Mesmo após a sua…

2 semanas ago

Calendário Tributário de novembro: suas obrigações em dia

O Calendário Tributário de novembro é uma ferramenta essencial para o planejamento do mês, uma…

2 semanas ago

Calendário Tributário 2024: suas obrigações em dia!

Sabemos que o planejamento é uma das etapas mais importantes para que uma empresa possa…

2 semanas ago