News

Julgamento sobre tributação de softwares decide por cobrança de ISS

Após 22 anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou o julgamento sobre a tributação de softwares. No dia 18 de fevereiro, o ministro Nunes Marques, único que ainda não havia votado, manifestou-se de forma contrária ao relator do caso. Entretanto, o entendimento do ministro Dias Toffoli ainda prevaleceu, por maioria de sete votos a quatro.

Em novembro de 2020, já havia sido formada maioria a favor da manutenção da cobrança do Imposto sobre Serviços (ISS) para os softwares “por encomenda”, estendendo-a também aos softwares de “prateleira”. Essa divisão, embora não prevista em lei, vem sendo adotada desde 1998, após o julgamento do Recurso Extraordinário nº 176626 pelo STF que gerou jurisprudência para o assunto de tributação de softwares.

Para o relator, o resultado do julgamento não se trata de vetar o ICMS por não haver a transferência de um bem material. Na realidade, Dias Toffoli considera que a cessão de direito de uso dos programas de computador trata-se de serviços e, portanto, deveria ter a incidência de ISS.

Em seu voto-vista, Nunes Marques afirma que a transmissão de software é um típico ato de comércio, o que implica na circulação de mercadoria — o fato gerador do ICMS. “Para fins de incidência de ISS no que toca à operação envolvendo software haveria a necessidade que o fazer humano em questão fosse voltado a uma personalização enquanto núcleo da contratação entre prestador e comprador”, afirmou.

Agora, fica pendente apenas a decisão sobre a modulação de efeitos, prevista para ser votada durante esta semana.

Para esclarecer eventuais dúvidas sobre esse acontecimento, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.

.

Fonte de referência: Valor Econômico

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

ICMS-ST: o que é a Substituição Tributária no ICMS?

O ICMS-ST, sigla para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços com Substituição Tributária, é…

12 horas ago

Reforma processual tributária: saiba o que é

Um anteprojeto de reforma processual tributária será encaminhado ao Congresso Nacional nos próximos dias. O…

16 horas ago

Como declarar imóveis, carros e outros bens no Imposto de Renda 2025?

A declaração de bens como imóveis, veículos e outros patrimônios é uma das etapas importante…

21 horas ago

Carne na reforma tributária: impactos e comparações de cenários

A reforma tributária brasileira está finalizando o seu processo de regulamentação, e um dos temas…

3 dias ago

Reforma Tributária: quem ganha e quem perde com as mudanças

A Reforma Tributária, maior atualização fiscal do país, surge com o objetivo de alterar o…

1 semana ago

Jabutis da reforma tributária: o que são?

Quando se fala em "jabuti" no universo legislativo, trata-se da inclusão de dispositivos em projetos…

1 semana ago