Os dados divulgados na oitava edição do Boletim Semanal da Receita Estadual sobre os impactos da Covid-19 nas movimentações econômicas dos contribuintes de ICMS do estado do Rio Grande do Sul revelam que a indústria gaúcha conseguiu recuperar um pouco do seu volume de vendas. De acordo com o documento, de 2 a 8 de maio, o índice de retração era de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre 9 e 15 de maio, porém, foram registrados apenas 7% de queda em relação à 2019.
Segundo o portal da Secretaria da Fazenda, o movimento da indústria gaúcha se deve à performance de outros setores, como de alimentação e o de produtos de limpeza, que cresceram durante o período de quarentena. A recuperação do setor de bebidas, que registrou evolução de -13% para +9%, também é fator determinante para alta das indústrias no estado. Além disso, os setores de plásticos (-36% para -11%), coureiro-calçadista (-45% para -36%) e têxteis e confecções (-16% para -10%), mesmo mantendo um cenário de queda, impactaram positivamente a atividade industrial gaúcha.
O boletim registrou, ainda, a reafirmação da recuperação da economia no estado, que já havia sido verificada nas três semanas anteriores. Para isso, a alta do setor de atacados, saltando de 13% na semana anterior para 16% durante o período analisado também foi relevante.
.
O conceito de “split payment” tem sido amplamente debatido no Brasil, dentro do contexto da…
O Perse e o Cadastur estão no centro das discussões que têm afetado setores estratégicos…
A reforma tributária promete transformar radicalmente o mercado de trabalho de quem atua na área…
A Reforma Tributária seguirá como uma das principais pautas em 2024. Mesmo após a sua…
O Calendário Tributário de novembro é uma ferramenta essencial para o planejamento do mês, uma…
Sabemos que o planejamento é uma das etapas mais importantes para que uma empresa possa…