News

ICMS-Importação volta a ser pauta no STF

Meses após o fim do julgamento envolvendo o ICMS-Importação, o tema volta a ser pauta no Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, os embargos de declaração estão sendo julgados.

Em maio, a Suprema Corte entendeu que a competência para cobrar o ICMS-Importação é do Estado onde o contribuinte adquirente reside. De acordo com a decisão, três modalidades poderiam ocorrer. Na primeira, conhecida como por conta própria, é o próprio contribuinte que realiza todo o processo de de importação. Na segunda, por conta e ordem de terceiros, há a contratação de uma transportadora apenas para fazer o despacho aduaneiro, sem a utilização de seus recursos. Por fim, na modalidade conhecida como por encomenda, os produtos são adquiridos com recursos da transportadora e posteriormente revendidos para aqueles que contrataram o serviço.

De acordo com o ARE 665134, a cobrança do tributo deve ser feita pelo Estado onde se encontra o contribuinte responsável pela compra. Ou seja, na primeira e na terceira modalidades, o imposto deve ser pago onde se localiza o importador e, na segunda, no Estado de quem contratou o serviço.

No entanto, o Estado de Minas Gerais apresentou embargos de declaração por entender que existe uma quarta modalidade, onde se enquadram as transações feitas por empresas com o mesmo proprietário. No entendimento do relator, único voto até então, ministro Edson Fachin, essa situação enquadra-se em uma das outras três modalidades. O prazo para encerramento da votação é a próxima segunda-feira, dia 09 de novembro.

Para esclarecer eventuais dúvidas sobre esse acontecimento, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.

.

Fonte de referência: Valor Econômico

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

O que é Split Payment e qual a sua relevância na Reforma Tributária?

O conceito de “split payment” tem sido amplamente debatido no Brasil, dentro do contexto da…

1 semana ago

Perse, Cadastur e o futuro do turismo: entenda as principais discussões

O Perse e o Cadastur estão no centro das discussões que têm afetado setores estratégicos…

2 semanas ago

Reforma Tributária e oportunidades no mercado de trabalho para profissionais da área tributária

A reforma tributária promete transformar radicalmente o mercado de trabalho de quem atua na área…

2 semanas ago

Reforma Tributária 2024: principais pontos e o que falta para entrar em vigor

A Reforma Tributária seguirá como uma das principais pautas em 2024. Mesmo após a sua…

2 semanas ago

Calendário Tributário de novembro: suas obrigações em dia

O Calendário Tributário de novembro é uma ferramenta essencial para o planejamento do mês, uma…

2 semanas ago

Calendário Tributário 2024: suas obrigações em dia!

Sabemos que o planejamento é uma das etapas mais importantes para que uma empresa possa…

3 semanas ago