News

Empresa de licenciamento de softwares vai pagar ICMS

Uma decisão pouco usual foi tomada por uma empresa de tecnologia. Como o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não proferiu entendimento sobre o setor de licenciamento de softwares pagar ISS ou ICMS, a contribuinte optou por recorrer a um juiz, que determinou qual imposto a empresa deveria pagar.

A iniciativa protege a empresa de possíveis autuações do Fisco, uma vez que a decisão do juiz Jean Thiago Vilbert Pereira, da 1ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo foi pelo pagamento do ICMS.

Normalmente, o caminho adotado pelas empresas do ramo de licenciamento de softwares é entrar na justiça visando o recolhimento do ISS, que possui uma alíquota menor, 2%, em relação ao ICMS, com 5%.

Entretanto, a estratégia da contribuinte garante proteção independentemente do resultado do julgamento no STF. Isso porque, caso haja a decisão pelo pagamento do ISS, basta ser feito o resgate do dinheiro na conta judicial.

Com a decisão do juiz paulista, a disputa entre Estado e Município ganha mais um capítulo. Isso porque a contribuinte em questão é uma empresa de licenciamento de softwares “de prateleira”, ou seja, aqueles que são vendidos prontos ao cliente, a exemplo do Windows, da desenvolvedora norte americana Microsoft. Para o Fisco municipal, a venda de licenças não caracteriza circulação de mercadorias, uma vez que não existe a aquisição do software. 

Para esclarecer eventuais dúvidas sobre esse acontecimento, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.

.

Fonte de referência: Valor Econômico

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

O que é Split Payment e qual a sua relevância na Reforma Tributária?

O conceito de “split payment” tem sido amplamente debatido no Brasil, dentro do contexto da…

1 semana ago

Perse, Cadastur e o futuro do turismo: entenda as principais discussões

O Perse e o Cadastur estão no centro das discussões que têm afetado setores estratégicos…

2 semanas ago

Reforma Tributária e oportunidades no mercado de trabalho para profissionais da área tributária

A reforma tributária promete transformar radicalmente o mercado de trabalho de quem atua na área…

2 semanas ago

Reforma Tributária 2024: principais pontos e o que falta para entrar em vigor

A Reforma Tributária seguirá como uma das principais pautas em 2024. Mesmo após a sua…

2 semanas ago

Calendário Tributário de novembro: suas obrigações em dia

O Calendário Tributário de novembro é uma ferramenta essencial para o planejamento do mês, uma…

2 semanas ago

Calendário Tributário 2024: suas obrigações em dia!

Sabemos que o planejamento é uma das etapas mais importantes para que uma empresa possa…

2 semanas ago