News

Contribuição para o Sistema S é reduzida pela justiça

Atualmente, as empresas precisam arcar com 5,8% de suas folhas de salários como contribuição para o Sistema S, composto por SENAR, SENAC, SESC, SESCOOP, SENAI, SESI, SEST, SENAT e SEBRAE. No entanto, a Justiça vem limitando a 20 salários mínimos a base de cálculo para contribuintes que entram com recurso — a decisão tende a diminuir significativamente a carga tributária.

A movimentação de pedidos começou a aumentar após decisão da 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) favorável ao contribuinte. Nela, uma indústria química solicitou redução na carga tributária sobre sua folha de pagamentos. Desde 2008, o STJ se pronunciava sobre o assunto apenas por meio de decisões monocráticas — isso é, tomadas por um único ministro.

Como o posicionamento do STJ configurou precedente para os demais contribuintes, desde fevereiro — quando a decisão foi publicada — o número de pedidos tem crescido cada vez mais nas instâncias do Tribunal Regional Federal (TRF).

A situação em questão envolve duas leis da década de 80. Uma delas, de nº 6.950/81, prevê que o cálculo de contribuições previdenciárias deve respeitar o teto de 20 salários mínimos — incluindo as destinadas a terceiros, como o Sistema S. Em 1986, o Decreto nº 2.318 revogou o limite de cálculo estabelecido no início da década.

A discussão acontece, pois os contribuintes entendem que o decreto revogou o limite apenas para as contribuições patronais — excluindo, portanto, a contribuição para o Sistema S. No entanto, para a União, ambos os limites foram abolidos.

.

Gostou dessa notícia? Então não pare por aqui. Explore o nosso blog e fique por dentro do que acontece no mundo tributário!

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

Recent Posts

Impactos da Reforma Tributária em Bares e Restaurantes: o que muda?

A Reforma Tributária, promete transformar o cenário fiscal brasileiro, incluindo os bares, restaurantes e lanchonetes…

2 dias ago

ICMS-ST: o que é a Substituição Tributária no ICMS?

O ICMS-ST, sigla para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços com Substituição Tributária, é…

4 dias ago

Isenção do Imposto de Renda: quem não precisa declarar o IR 2025?

A isenção do Imposto de Renda é uma pergunta comum que volta a circular anualmente…

4 dias ago

Reforma processual tributária: saiba o que é

Um anteprojeto de reforma processual tributária será encaminhado ao Congresso Nacional nos próximos dias. O…

4 dias ago

Como declarar imóveis, carros e outros bens no Imposto de Renda 2025?

A declaração de bens como imóveis, veículos e outros patrimônios é uma das etapas importante…

4 dias ago

Carne na reforma tributária: impactos e comparações de cenários

A reforma tributária brasileira está finalizando o seu processo de regulamentação, e um dos temas…

6 dias ago