O relatório Contencioso Tributário no Brasil, produzido pelo Núcleo de Tributação do Insper, apontou que, em 2019, as disputas administrativas e judiciais entre Estado e contribuintes chegaram a R$ 5,4 trilhões. Isso equivale a 75% do Produto Interno Bruto, o PIB brasileiro.
Para um dos autores da pesquisa, Breno Vasconcelos, o contencioso não é a causa, mas sim um sintoma de um sistema tributário com falhas estruturais. Tais falhas só poderiam ser corrigidas com uma reforma tributária.
Ainda segundo o pesquisador, “Na tributação do consumo, por exemplo, todos os entes, União (PIS/Cofins, IPI), estados (ICMS) e municípios (ISS), têm competência para legislar, e isso gera milhares de interpretações e conflitos”. Isso porque o relatório indica que há uma disfuncionalidade do sistema tributário brasileiro.
De acordo com Lorreine Messias, outra autora da pesquisa, tais recursos em disputa no contencioso tributário poderiam ser empregados na formação de capital produtivo. Ela explica que “Em função da complexidade tributária e insegurança jurídica, os recursos passam a ser direcionados à constituição de provisões tributárias, contratação de assessorias jurídicas e contábeis, despesas judiciais, oferecimento de garantias judiciais, entre outros custos de transação nos quais empresas acabam incorrendo para poder operar”
Para esclarecer eventuais dúvidas sobre esse acontecimento, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.
.
Fonte de referência: Portal Conjur
O conceito de “split payment” tem sido amplamente debatido no Brasil, dentro do contexto da…
O Perse e o Cadastur estão no centro das discussões que têm afetado setores estratégicos…
A reforma tributária promete transformar radicalmente o mercado de trabalho de quem atua na área…
A Reforma Tributária seguirá como uma das principais pautas em 2024. Mesmo após a sua…
O Calendário Tributário de novembro é uma ferramenta essencial para o planejamento do mês, uma…
Sabemos que o planejamento é uma das etapas mais importantes para que uma empresa possa…