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ROI: você sabe o que é?

O Retorno sobre Investimento – ROI, é um dos indicadores mais importantes em uma empresa. Ele permite compreender quanto a empresa teve de retorno a partir das quantias investidas. Esse cálculo é útil não apenas no início da operação, mas ajuda os empresários e empreendedores ao longo de toda a jornada, auxiliando a compreender como o dinheiro está sendo empregado e quais as melhores decisões a serem tomadas.

Além disso, o ROI pode ser aplicado em diferentes setores da empresa. Ele é comumente utilizado pelo marketing e pela publicidade, mas pode ser útil para calcular o retorno obtido pela participação com um stand em uma feira de negócios, por exemplo.

Como calcular o ROI

O cálculo do ROI não é complexo. Uma das fórmulas mais comuns de fazer a conta funciona da seguinte maneira:

ROI = (RECEITA TOTAL OBTIDA – INVESTIMENTO INICIAL) / INVESTIMENTO INICIAL

A grande questão é reunir de forma precisa todos os valores a serem incluídos no cálculo. É preciso ter organização para não esquecer nenhum número ou deixar de contabilizar alguma conta. Isso é importante, pois irá interferir no resultado final.

Com o resultado desta conta, você terá um número. Esse número é o ROI da empresa, que mostra quantas vezes o retorno superou (ou não) o investimento inicial. Se você multiplicar por 100, terá o ROI em forma de porcentagem.

Importância do ROI

Com o ROI é possível ter mais clareza sobre os resultados obtidos em determinadas ações. Você consegue identificar também quais são os investimentos mais rentáveis, o que auxilia muito na tomada de decisões mais assertivas, eliminando aquelas ações cujos resultados não são tão vantajosos. Essa análise permite aumentar os rendimentos e pensar em ações que podem trazer mais retornos para a empresa no longo prazo.

Outra vantagem do ROI é que você pode estabelecer parâmetros mínimos para sua organização, que poderão auxiliar comparativamente em investimentos ou em campanhas semelhantes futuras, considerando, claro, as particularidades de cada ação.

Trata-se de um parâmetro que pode ser incluído nos processos das diferentes equipes da empresa. Isso estimula também que o time esteja sempre afiado com os dados de suas campanhas, acompanhando seus resultados para fornecer os indicadores. Isso estimula um pensamento objetivo, focado em números e retornos. Não acompanhar essa métrica significa fazer investimentos às cegas, sem a real comprovação de sua eficiência.

Tax Group

O Tax Group é uma das firmas líderes do mercado tributário no Brasil. Hoje somos mais de 250 profissionais em 163 escritórios espalhados por 22 Estados do Brasil, com alta especialização nas áreas fiscal, contábil e tributária. Nosso propósito é cuidar, empoderar e surpreender pessoas e organizações para construírem um mundo tributário melhor. O Tax Group é uma das marcas do Grupo Fiscal, empresa contábil, inscrita no CRC/RS sob n. 7538/O. Buscamos atuar sempre na vanguarda de mercado. Fomos os primeiros do Brasil a incorporar Inteligência Artificial em nossos processos de análise fiscal, através de robótica para captura de regras fiscais nos Diários Oficiais. Também fomos os primeiros e únicos a criar um Big Data Tributário composto por mais de 35 milhões de produtos e 5,5 milhões de regras fiscais, revolucionando o conceito de aplicação de regra tributária no Brasil e virando uma referência de mercado para mais de 4.200 clientes. Associando alta tecnologia à expertise de nossos contadores especializados, nós desenvolvemos soluções fiscais de extrema importância para todos os segmentos empresariais. Por meio de uma sistemática dinâmica, nós ampliamos os horizontes das áreas fiscal e tributária, apresentando nossas perspectivas únicas, modernas e disruptivas.

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