O que é benchmarking tributário e como ele pode ajudar o seu negócio?
Benchmarking tributário é o estudo e análise da concorrência. A partir dele, é possível verificar as melhores práticas para o seu segmento e replicá-las no seu negócio. Dessa forma, é possível aprimorar processos, aumentando a produtividade e o lucro da sua empresa.
.
No mundo tributário, o que permite fazer um benchmarking são decisões anteriores no meio e teses já avaliadas, além de conhecer as estratégias dos concorrentes. Por ajudar a aumentar o potencial dos negócios, essa prática vem sendo cada vez mais utilizada por empresas que estão em processo de expansão e consolidação no mercado.
Como fazer benchmarking tributário na prática?
O que resume a prática de benchmarking tributário é uma pesquisa criteriosa. Assim, é possível encontrar as melhores práticas do mercado para otimizar e elevar o desempenho do seu negócio.
Avaliar a concorrência também requer do gestor um pleno entendimento sobre a realidade do seu negócio com o objetivo de encaixar essas práticas da forma mais adequada ao seu contexto.
Essa prática consiste em algumas etapas como:
- definir players e setores específicos que possam ser sinérgicos com o que busca;
- analisar o concorrente e sobre a realidade que ele está inserido;
- construir referências seguras e diversificadas para respaldar tais informações;
- Compilar tudo que reuniu e interpretar o que é vantajoso de acordo com a sua realidade.
Tendo isso em vista, o Benchmarking pode ser elaborado com objetivo performático, para reavaliação de processos internos, para finalidades competitivas ou, até mesmo, funcional – estudo de uma função específica realizada em uma empresa-modelo, sem que, necessariamente, essa organização pertença ao mesmo setor que o seu. Como por exemplo, avaliar a “satisfação do cliente”.
Aqui no Tax Group, através de análise criteriosa, utilizamos meios tecnológicos disruptivos para identificarmos oportunidades tributárias à disposição de nosso cliente. Além disso, faz parte do nosso escopo identificar as iniciativas que têm sido levadas à frente pelos seus concorrentes, de forma a evidenciar como a empresa está posicionada no mercado tributário em relação às demais organizações do setor.
.