Não espere o mercado tributário lhe dizer o que fazer

O bombardeio é diário.

Cerca de 46 regras tributárias são alteradas diariamente, fazendo com os empresários se desdobrem ao tentar lidar com cada impacto. 

Tal como um mar violento e imprevisível, o mercado tributário brasileiro pode afogar até o mais exímio nadador. Como então domar as ondas e não se deixar arrastar por elas? Como antever os movimentos agitados desse oceano e manter-se firme?

Sim, o mercado tributário muda constantemente e, com ele, mudam todos; evoluindo de acordo com o seu ritmo. Porém, ainda que mude, devemos lembrar de sua essência, que permanece. São novas ondas, nas mesmas águas.

Da mesma forma, devemos nos lembrar que as forças que transformam o mercado não são exclusivamente unilaterais. Nós também temos poder para provocá-lo à mudança, segundo o nosso próprio ritmo.

Posto que há espaço para tal interação, resta saber qual papel queremos exercer nessa história de evolução: o de protagonistas que revolucionam, ou o de coadjuvantes que apenas se ajustam ao novo

Com a propriedade que me cabe, devo pedir para que, por favor, escolham ser protagonistas. Precisamos de mais pessoas ousadas para dominar as ondas e vencer os desafios do mercado tributário, não apenas esperar até que nos engula. 

“E como fazer isso?”, você pergunta. Bem, lembre que o mar permanece o mesmo. Assim, é possível antever alguns dos movimentos do mercado tributário e agir sem esperar que ele nos diga o que fazer. Não é algo impossível, basta apenas estar atento. 

Nos últimos anos, pudemos acompanhar a evolução do mercado tributário mais de perto. Com a chegada das tecnologias, não apenas ele, mas o mundo inteiro mudou: novas perspectivas, novos processos, novos sistemas, novas lógicas. O novo, enfim. Para acompanhar cada transformação, entramos numa verdadeira dança, tentando adivinhar qual seria a direção do nosso próximo passo. 

Adaptar-se foi necessário, mas não poderia ser nossa única tática eternamente. Tornou-se preciso avançar e fazer do novo a nossa principal ferramenta.

Contudo, enquanto alguns se levantaram bravamente para ditar o ritmo das mudanças, muitos se assustaram com a velocidade com que tudo aconteceu. Muitas barreiras foram derrubadas, porém outras permaneceram devido à nossa paralisia e medo frente ao tecnológico. 

Mas não há previsão para o futuro que não o envolva.

Qualquer especulação sobre o que irá acontecer no mundo tributário, ou qualquer outro, tem apenas uma certeza: a tecnologia. Pois ela, por si só, é o futuro. 

No Tax Group, nós conhecemos a força do mercado tributário. Sabemos o quanto ele pode afetar o dia a dia das empresas; o quanto pode comprometer o desempenho delas com um esforço mínimo. 

Mas nós acreditamos em algo ainda mais forte que ele: acreditamos na tecnologia e em nossos agentes de transformação. Nós cremos que, quando aliadas, tecnologia e pessoas destemidas podem transformar tudo aquilo que quiserem. E agindo segundo nossas crenças, temos, verdadeiramente, contribuído para a evolução do mundo tributário.

Através da inteligência artificial e da expertise de pessoas ousadas, encontramos uma maneira de domar o mar revolto que é o cenário tributário brasileiro. Em nosso banco de regras baseado em algoritmos, conseguimos acompanhar cada uma das alterações fiscais diárias e oferecer aos nossos clientes uma proteção contra a enxurrada, garantindo que o mercado tributário não mais os encontrassem desprevenidos. 

Isso foi possível porque cada um dos que compõem o Tax Group escolheu ser protagonista; agente transformador. E essa é a nossa revolução: antever o mercado tributário com precisão e não permitir que ele nos surpreenda.

Nós não esperamos mais o mercado nos dizer o que fazer.

E você?

.

Não espere pelo mercado tributário. Entre em contato conosco agora e saiba como preparar a sua empresa para o futuro.

Luis Wulff

CEO do Tax Group. Técnico em Contabilidade pelo Instituto Monitor. Bacharel em Contabilidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). MBA em Gestão Fiscal e Tributária pelo Conselho Fiscal Empresarial Brasileiro (Confeb).

Recent Posts

O que é Split Payment e qual a sua relevância na Reforma Tributária?

O conceito de “split payment” tem sido amplamente debatido no Brasil, dentro do contexto da…

1 semana ago

Perse, Cadastur e o futuro do turismo: entenda as principais discussões

O Perse e o Cadastur estão no centro das discussões que têm afetado setores estratégicos…

2 semanas ago

Reforma Tributária e oportunidades no mercado de trabalho para profissionais da área tributária

A reforma tributária promete transformar radicalmente o mercado de trabalho de quem atua na área…

2 semanas ago

Reforma Tributária 2024: principais pontos e o que falta para entrar em vigor

A Reforma Tributária seguirá como uma das principais pautas em 2024. Mesmo após a sua…

2 semanas ago

Calendário Tributário de novembro: suas obrigações em dia

O Calendário Tributário de novembro é uma ferramenta essencial para o planejamento do mês, uma…

2 semanas ago

Calendário Tributário 2024: suas obrigações em dia!

Sabemos que o planejamento é uma das etapas mais importantes para que uma empresa possa…

2 semanas ago