A Gestão Fiscal é como um conjunto de decisões, práticas, planejamentos e estratégias que se referem às obrigações tributárias de uma empresa. O processo consiste em revisar, constantemente, as informações e características de um negócio e da legislação, a fim de encontrar as melhores alternativas fiscais para o empreendimento.
.
O termo ‘burocracia’ é, por vezes, relacionado a processos cansativos e desnecessários. Porém, fique atento: nem todos são assim. Muitos deles são fundamentais para evitar problemas em certas operações. A Gestão Fiscal, no entanto, é indispensável às empresas, pois lhes ajuda a cuidar melhor das operações tributárias e contábeis que executam.
Neste texto, iremos te explicar a importância da estratégia para o seu negócio.
Por meio da análise da dinâmica empresarial, é possível otimizar os custos, evitar o desperdício de recursos e escolher o melhor regime de tributação. A Gestão Fiscal também proporciona mais eficiência no cumprimento das exigências fiscais, mantendo as empresas longe de problemas com o Fisco.
.
Utilizando os processos da Gestão Fiscal, você garante que a sua empresa esteja agindo de acordo com a Lei. Isso significa pagar os impostos dentro do prazo, atualizar as informações fiscais e contábeis junto às plataformas de declaração, e cumprir com quaisquer outras obrigações tributárias estabelecidas.
Apesar de seus efeitos não serem vistos no dia a dia empresarial, uma boa gestão fiscal é primordial para todos os negócios. Isso porque, através dela, é possível identificar quais as falhas existentes no processo de declaração tributária, o que as causa, e quais medidas deverão ser adotadas para corrigi-las. Pagamentos a mais, por exemplo, podem ser identificados através da Gestão Fiscal, proporcionando ao negócio uma oportunidade de restituição, ou compensação, de créditos tributários.
A Gestão Fiscal também é um considerável aliado para gerar economia para a empresa. Ao averiguar os registros fiscais do negócio, será possível entender os prós e contras ao se manter em um determinado regime tributário.
.
É imprescindível que o profissional responsável por executar esta tarefa disponha de todas as informações relevantes da empresa. Ele precisa conhecer todos os dados do empreendimento, tais como: a quantidade de funcionários, qual o custo de cada um deles, qual a margem de lucro do negócio, quais são os custos fixos, quanto se gasta com fornecedores e quais os melhores períodos de desempenho da empresa, por exemplo.
O profissional encarregado dessa responsabilidade também deverá estar familiarizado com todas as práticas adotadas pela companhia. Desde os processos mais simples — como uma convenção de organização do espaço de trabalho, por exemplo —, até os mais complexos — a forma como são contabilizados, registrados e arquivados os faturamentos do empreendimento.
É conhecendo profundamente a empresa que será possível identificar e realizar os ajustes que ela necessita para ter o seu crescimento impulsionado.
.
O conceito de “split payment” tem sido amplamente debatido no Brasil, dentro do contexto da…
O Perse e o Cadastur estão no centro das discussões que têm afetado setores estratégicos…
A reforma tributária promete transformar radicalmente o mercado de trabalho de quem atua na área…
A Reforma Tributária seguirá como uma das principais pautas em 2024. Mesmo após a sua…
O Calendário Tributário de novembro é uma ferramenta essencial para o planejamento do mês, uma…
Sabemos que o planejamento é uma das etapas mais importantes para que uma empresa possa…
View Comments
Estou necessitando de uma assessoria contábil e ao olhar o anuncios interessei em contratá-los.
Olá, Cassius. Tudo bem com você?
Ficamos felizes pelo seu contato. O nosso time de especialistas esta à disposição para atendê-lo. Peço-lhe que faça um breve cadastro de informações na seguinte página: https://conteudo.taxgroup.com.br/cliente-cadastro
Dessa forma, teremos as informações necessárias para os primeiros passos.
Um forte abraço,