Contabilidade Tributária, ou Contabilidade Fiscal, é a área de atividade contábil especializada em cuidar de todas as questões que envolvem o pagamento de tributos. Ela é a responsável por prevenir as empresas contra autuações e prejuízos fiscais.
.
Uma empresa funciona de forma parecida com o corpo humano, com todos os setores funcionando de maneira integrada. Cada função desempenhada depende de uma anterior para acontecer e, ao mesmo tempo, influencia a realização de outras atividades.
Nessa analogia, podemos dizer, por exemplo, que a diretoria da empresa equivale à cabeça, tomando as decisões mais importantes e guiando o restante do corpo. Os colaboradores, por sua vez, equivalem ao coração, pois são eles que dão força às operações.
Mas tem uma parte do corpo humano que é invisível, mesmo sendo importantíssima: o sistema imunológico. É ele que, por meio dos chamados anticorpos, defende o nosso organismo contra vírus e bactérias, impedindo a proliferação de doenças que possam comprometer a sua estabilidade. E seguindo o nosso exemplo, assim como os anticorpos atuam em silêncio para evitar que uma pessoa fique doente, a Contabilidade Tributária opera de uma forma que passa muitas vezes despercebida, mas é essencial para manter tudo em ordem em um negócio.
E, neste texto, iremos falar justamente sobre essa prática e a sua importância para as empresas.
Contabilidade Tributária, ou Contabilidade Fiscal, é uma especialidade de atuação da área contábil. Ela é responsável por cuidar de todas as questões que envolvem o pagamento de tributos dentro do contexto empresarial. Com isso, ela não somente contribui para manter os negócios seguros contra autuações fiscais, como também busca proporcionar a eles uma significativa economia de recursos por meio da elisão fiscal.
Esse ramo da contabilidade faz uso dos conhecimentos das áreas do direito tributário e da economia, aplicando-os à realidade de cada empresa. Com um extenso sistema tributário, é a contabilidade tributária que se mantém atenta simultaneamente ao mercado, com análises e planejamentos buscando melhores oportunidades, e às mudanças constantes nas normas do Fisco.
É por meio dos tributaristas, como são chamados os profissionais da área, que uma empresa consegue se manter em dia com o Fisco. São 1.501 horas por ano, de acordo com o relatório Doing Business, que uma empresa gasta, em média, com seus tributos. São 62,54 dias em que, sem o auxílio de um setor tributário bem estruturado, é fácil deixar alguma data de pagamento passar batida.
Mas não é somente do cuidado quanto aos prazos de pagamento que a contabilidade tributária se mantém. Essa é uma prática bastante estratégica para as empresas, possibilitando a elas uma atenção redobrada às nuances da legislação, bem como proporcionando uma verdadeira otimização de tempo e recursos.
É nessa busca que entra o segundo papel da contabilidade fiscal: a elisão fiscal. Esse termo representa um mecanismo jurídico legal que busca encontrar a menor carga tributária possível para a empresa.
A elisão fiscal consiste nas ações que uma empresa toma visando encontrar o melhor caminho para tributar. Ela começa já na escolha do melhor regime tributário, que impacta diretamente na forma de tributação. Na opção pelo Lucro Real ou Lucro Presumido, já é possível fazer uma economia significativa ao se pensar estrategicamente.
Para que ocorra a elisão fiscal, também é possível analisar de diversas formas todos os tributos pagos em busca de oportunidades que gerem cada vez mais economia, melhorando o fluxo de caixa do negócio.
Exemplo disso é a busca por créditos tributários oriundos de julgamentos ou mudanças legislativas. Com as constantes alterações na tributação brasileira, é muito comum que as empresas acabem pagando tributos a mais do que deveriam. E essa diferença, quando não ultrapasse o prazo de cinco anos, é totalmente recuperável.
Por isso, a Contabilidade Tributária é tão essencial para a elisão fiscal. Sem a estratégia que ela traz, muitas oportunidades são perdidas e, assim, a empresa pode ficar para trás no mercado.
Se você não tem ainda um setor estruturado para aplicar boas práticas de contabilidade tributária ou busca apoio para encontrar os melhores caminhos fiscais para o seu negócio, é possível, sim, encontrar uma “vacina” para proteger o seu empreendimento.
Contando com uma consultoria contábil especializada em tributação, como o Tax Group, você pode reforçar o “sistema imunológico” da sua empresa com “anticorpos” que irão protegê-la contra riscos e prejuízos de natureza fiscal.
Por meio do ROT – Ranking de Oportunidades Tributárias, por exemplo, nós podemos lhe ajudar a identificar alternativas interessantes para realizar procedimentos de elisão fiscal com segurança.
.
O conceito de “split payment” tem sido amplamente debatido no Brasil, dentro do contexto da…
O Perse e o Cadastur estão no centro das discussões que têm afetado setores estratégicos…
A reforma tributária promete transformar radicalmente o mercado de trabalho de quem atua na área…
A Reforma Tributária seguirá como uma das principais pautas em 2024. Mesmo após a sua…
O Calendário Tributário de novembro é uma ferramenta essencial para o planejamento do mês, uma…
Sabemos que o planejamento é uma das etapas mais importantes para que uma empresa possa…