Auditoria tributária, fiscal ou contábil é o nome dado ao processo que inspeciona as informações, atividades, rotinas e sistemas fiscais de um negócio, a fim de verificar se ele está ou não em conformidade com a legislação tributária vigente.
.
Ter um negócio saudável e bem sucedido é o maior desejo de todo e qualquer empresário. O problema é que tornar esse desejo em realidade está longe de ser uma tarefa fácil. Diariamente, as empresas se deparam com uma série de desafios, os quais independentemente da ordem que sejam — administrativa, financeira ou tributária, por exemplo —, podem comprometer sua estabilidade e desempenho.
E falando dos desafios de natureza tributária, em particular, eles costumam ser os mais difíceis de enfrentar. Principalmente porque muitas vezes os empresários ou desconhecem sua existência ou subestimam o impacto que podem causar na operação de um negócio.
Mas é justamente para alertá-los sobre os riscos que suas empresas correm no âmbito tributário que existem processos como o de auditoria tributária. Por meio dele, os empreendedores têm acesso a uma análise detalhada da realidade de seus negócios, podendo enxergar erros nas rotinas fiscais que estejam prejudicando as demais áreas da organização, e, assim, estejam atrapalhando o alcance do sonho de se ter uma empresa saudável e de grande sucesso.
E para falar mais sobre a auditoria tributária, explicando o que ela é e qual a importância que tem para as empresas, fizemos este texto. Nele você poderá saber mais sobre essa prática, sanando suas principais dúvidas sobre ela.
.
Sem tempo para ler? Assista ao vídeo que fizemos sobre assunto:
.
.
A palavra auditoria, por si só, designa o processo de examinar e validar sistemas, atividades e informações — segundo definição do nosso dicionário. Assim, é possível inferir que auditoria tributária diz respeito ao exame e validação de sistemas, atividades e informações de ordem fiscal e contábil.
Mas não é apenas isso. A auditoria tributária também pode ser entendida como uma poderosa ferramenta que as empresas têm à disposição para obter mais compliance fiscal. Além disso, ela é um importante balizador da saúde de um negócio, sendo responsável por evidenciar tudo aquilo que está bom ou não na composição de um empreendimento.
Sem dúvidas, o principal objetivo da auditoria tributária é garantir mais segurança fiscal aos negócios. Para tanto, ela confere aos empresários a oportunidade de enxergar as operações de seus empreendimentos com mais nitidez, apontando tudo aquilo que está certo ou errado; tudo o que pode representar riscos a curto, médio ou longo prazo.
E por falar em riscos, prevenir as empresas contra eles é justamente o segundo maior objetivo da auditoria tributária. Oferecendo aos negócios meios para melhor controlar processos e atividades, bem como para identificar aquilo que precisa ser ajustado, a auditoria acaba por blindá-los contra possíveis autuações por parte do Fisco e, consequentemente, contra prejuízos no faturamento.
Para além desses, ainda é possível citar vários outros objetivos da auditoria tributária, como o aprimoramento da gestão fiscal e o melhor controle das rotinas e registros contábeis, por exemplo.
Imagine uma avenida movimentada. Agora se imagine tendo de atravessá-la de olhos vendados. O quão desastroso não seria o resultado disso?
Essa analogia, embora bastante simples, ajuda a compreender a importância que a auditoria tributária tem para uma empresa. Sem contar com essa ferramenta, é como se os empresários estivessem de olhos vendados frente à avenida ultra movimentada que é a realidade fiscal brasileira. Sem poder enxergar o caminho a frente, eles não sabem dizer quais os problemas que, a cada passo dado, colocam a vida de seus negócios em risco; não sabem dizer se estão em segurança ou não.
Contando com a auditoria tributária, por outro lado, esses empresários podem se manter a salvo, já que, enxergando as ameaças, é possível tomar ações calculadas para se proteger. Sabendo, por exemplo, que declarações de impostos foram feitas em valores inferiores ao devido, o contribuinte pode se planejar para pagar a diferença ao Fisco antes que este possa lhe autuar.
O funcionamento de uma auditoria tributária pode variar bastante, sempre de acordo com o tipo de abordagem adotada, o responsável por executar as ações de análise e a empresa que estará sendo examinada.
Em um processo de auditoria externa, por exemplo, a qual é executada por uma consultoria ou um profissional contábil independente, as metodologias aplicadas na inspeção dos dados fiscais de um negócio serão diferentes das que serão aplicadas em um processo de auditoria interna executada por um colaborador da própria organização. Isso porque, na primeira situação, o auditor não precisará se preocupar com o fator parcialidade, enquanto no segundo caso deverá existir grande cuidado para que interesses individuais, provocados pelo vínculo mais forte com a empresa, não resulte em uma análise mais amena.
Ainda mais diferente pode ser a auditoria tributária performada pela Receita Federal. Posto que sua figura possui autoridade para aplicar punições a erros cometidos pelos contribuintes e prevenir fraudes fiscais, seu processo de investigação tende a ser mais rigoroso.
Apesar disso, existem alguns elementos que compõem o escopo regular da auditoria tributária e que ajudam a entender como ela acontece:
Em um processo de auditoria tributária, como já mencionado, são examinados os documentos, informações, atividades, sistemas e rotinas fiscais de um negócio. Mas falando de forma mais específica, a auditoria fiscal tem por principal objeto de análise os registros de pagamento de impostos e do envio das obrigações acessórias a eles relacionados. Isso porque é a declaração de tributos a tarefa contábil mais suscetível a erros em um negócio, posto que há 52 alterações na legislação fiscal brasileira a cada dia útil.
Impostos de competência municipal, estadual e federal fazem parte do escopo de análise de uma auditoria tributária. Isso, entretanto, pode variar de processo para processo. Apesar disso, os seguintes tributos costumam sempre fazer parte desse tipo de inspeção:
Se tratando de empresas que estão enquadradas nos regimes do Lucro Real ou Lucro Presumido, as obrigações acessórias que serão analisadas em uma auditoria fiscal serão as seguintes:
São diversas as vantagens possíveis de se obter ao realizar uma auditoria tributária, mas certamente a conquista de um maior índice de compliance fiscal é a maior delas. Tanto é que nós realizamos uma live para falar exclusivamente sobre isso. Vale a pena conferir:
.
.
Em uma resposta bastante objetiva, todas as empresas precisam realizar, de tempos em tempos, processos de auditoria fiscal. Isso porque a realidade tributária brasileira é complexa e afeta fortemente a todos os negócios, sem exceção. Sofrendo tantas alterações diárias, conforme indicamos antes, a nossa legislação fiscal se torna algo extremamente difícil de acompanhar para os empresários.
Como consequência disso, erros não são apenas comuns, mas frequentes. Impostos pagos a mais ou a menos, declarações fiscais emitidas incorretamente e obrigações acessórias enviadas fora do prazo são apenas alguns exemplos. Para evitar todos esses problemas, bem como saber de sua ocorrência, em primeiro lugar, se faz imprescindível contar com práticas de auditoria tributária, pois é por meio dela que se poderá identificar o que precisa mudar na realidade fiscal de um negócio para mantê-lo a salvo de prejuízos e riscos.
Como mencionado anteriormente, existem diferentes tipos de auditoria fiscal. Elas podem ser executadas por um ou mais profissionais externos, contratados de maneira independente, ou por colaboradores da própria organização. Para escolher entre uma ou outra alternativa, deve-se levar em conta algumas questões:
Esses são apenas alguns exemplos do que deve ser considerado antes de se realizar uma auditoria tributária. É preciso ter em mente e procurar fazer um levantamento dos prós e contras de cada opção, bem como dos impactos que cada uma delas poderá causar.
Em alguns casos, por exemplo, pode ser mais interessante para a empresa contratar os serviços de uma consultoria especializada em auditoria tributária do que deslocar seus funcionários para trabalhar com outras atividades em um período longo de tempo. Mas tudo isso deve ser ponderado de acordo com as necessidades e a realidade da empresa que será auditada.
Para auxiliar as empresas no processo de análise de dados e sistemas fiscais, o Tax Group desenvolveu o serviço de Auditoria Digital Tributária – ADT.
Por meio da ADT, realizamos uma inspeção fiscal preventiva, validando as informações contidas nas declarações fiscais de um negócio antes mesmo que elas sejam enviadas aos Fiscos Estaduais e Federal; tudo isso mediante uma plataforma tecnológica exclusiva e inovadora.
Quer saber mais sobre essas soluções e entender como elas podem beneficiar a sua empresa? Então entre em contato conosco. Nossos consultores tributários especializados estão à sua disposição.
.
O conceito de “split payment” tem sido amplamente debatido no Brasil, dentro do contexto da…
O Perse e o Cadastur estão no centro das discussões que têm afetado setores estratégicos…
A reforma tributária promete transformar radicalmente o mercado de trabalho de quem atua na área…
A Reforma Tributária seguirá como uma das principais pautas em 2024. Mesmo após a sua…
O Calendário Tributário de novembro é uma ferramenta essencial para o planejamento do mês, uma…
Sabemos que o planejamento é uma das etapas mais importantes para que uma empresa possa…