Previsões sobre o futuro são importantes, mas não bastam para garantir que a sua empresa esteja nele. Não há, afinal, nenhuma espécie de ‘clarividência empresarial’ capaz de saber, exatamente, as surpresas que o mercado reserva para os anos à frente. E, ainda que houvesse, o que de fato isso mudaria?
Apenas conhecer o futuro não é o suficiente.
São vendidas hoje, com muita popularidade, as mais diversas fórmulas mágicas para o sucesso que, com promessas tentadoras, convencem muitas empresas. Convencem, mas logo decepcionam.
Tal decepção é inevitável, pois, infelizmente não há atalhos para o sucesso. Não é da noite para o dia que se faz uma grande empresa. Não há solução mágica que assegure a sobrevivência de um negócio ao longo dos anos.
Diante disso, algumas perguntas não calam: qual é o segredo? O que fazem as corporações que transcendem seu tempo? Quais elementos tornam a história de uma empresa relevante o bastante para o futuro?
Eu poderia apenas dizer que empresas ousadas, que não temem o novo e que não se afligem diante de mudanças posicionam-se à frente de sua concorrência quando o assunto é conquistar um lugar no futuro. Mas essa seria uma resposta incompleta. É preciso mais que o desejo pelo novo para que um negócio seja bem-sucedido.
Na posição de alguém que acompanhou e promoveu o desenvolvimento de várias empresas, posso afirmar que, antes de sonhar com o futuro, os negócios devem estabelecer propósitos e princípios. São eles que irão nortear o caminho e indicar os limites de cada escolha, ação ou decisão.
Quanto ao propósito, ter um grande sonho contribui para a persistência. Ao buscar alcançar um objetivo maior que si mesmo, os negócios percorrem com determinação e firmeza o árduo caminho que conduz ao sucesso. Já sobre os princípios, eles servem para impedir que se sigam tendências a esmo, pois não é assim que se inova ou se destaca. É preciso saber claramente até onde que ponto se pode mudar, pois dificilmente vale a pena seguir tendências que comprometam a lealdade aos princípios.
Sendo assim, diria que uma empresa que tem um lugar no futuro não é necessariamente aquela que consegue antever todos os movimentos de um mercado inconstante. Se possível, este seria um feito notável, mas na verdade mais importa saber quem se é, onde se quer chegar, e a que custo. Empresas que se conhecem acabam por criar suas próprias vantagens, modernizando-se voluntariamente e influenciando transformações, em vez de apenas serem esmagadas por elas. Negócios assim são ousados em sua singularidade e se tornam perenes justamente por sua personalidade única.
No Tax Group, não brincamos de oferecer previsões para o futuro. Em vez disso, nos dedicamos à preparar empresas para que elas sejam capazes de ocupar um lugar relevante no mercado, hoje e amanhã.
Sabemos que vivemos um tempo de profundas transformações — tecnológicas, comerciais, etc — e que isso pode representar diversas incertezas aos profissionais que empreendem. Diante disso, assumimos a responsabilidade de auxiliá-los na complexa missão de não apenas resistir, mas vencer as dificuldades do meio corporativo.
É esse propósito que nos move.
Temos ciência de quem somos, o que pretendemos alcançar e até onde estamos dispostos a ir em nome de nosso objetivo: somos o Tax Group e para a ver a sua empresa no futuro nós faremos o que for preciso.
Venha descobrir o futuro do seu negócio conosco.
.
O conceito de “split payment” tem sido amplamente debatido no Brasil, dentro do contexto da…
O Perse e o Cadastur estão no centro das discussões que têm afetado setores estratégicos…
A reforma tributária promete transformar radicalmente o mercado de trabalho de quem atua na área…
A Reforma Tributária seguirá como uma das principais pautas em 2024. Mesmo após a sua…
O Calendário Tributário de novembro é uma ferramenta essencial para o planejamento do mês, uma…
Sabemos que o planejamento é uma das etapas mais importantes para que uma empresa possa…