Ao longo do últimos anos, os negócios foram atingidos por uma profunda transformação tecnológica que alterou a forma de se pensar e executar ações no meio empresarial. No entanto, mesmo diante de resultados positivos, adaptar-se ao novo e entender a tecnologia como aliada dos negócios ainda é um processo em curso.
Neste texto, queremos contribuir para que não haja mais receios em relação à tecnologia, bem como estimular a sua aplicação no dia a dia empresarial. Para tanto, apresentaremos alguns exemplos de como a tecnologia pode beneficiar o desenvolvimento dos negócios, influenciando diretamente em seu sucesso.
Ao nos apresentar os mais diversos recursos para poupar esforço e tempo, a tecnologia prova ser uma grande aliada para aumentar a nossa produtividade. Isso porque, uma vez eliminados os processos mais repetitivos, por exemplo, é possível dedicar-se com maior intensidade às tarefas cuja execução exigem maior empenho.
Com isso, é possível concluir projetos maiores e mais complexos em um prazo significativamente menor, o que, consequentemente acelera toda a cadeia de produção de um profissional.
E, não obrigatoriamente, isso é reflexo da aplicação de sistemas tecnológicos muito enigmáticos. Na maioria dos casos, é a possibilidade de contar com pequenas automações que faz toda a diferença. Quer seja através de uma fórmula em uma planilha, de um simples aplicativo para marcar compromissos ou de um software bastante elaborado, o fato é que a produtividade de todos pode ser beneficiada pela tecnologia.
Gerir um negócio não é uma tarefa fácil, mas, graças à tecnologia, não precisa ser mais difícil do que o esperado.
Hoje, no mercado, há uma vasta gama de softwares de gestão empresarial disponíveis, sendo possível encontrar ferramentas específicas para a área financeira, comercial ou jurídica, por exemplo. Assim, os empresários ganham mais agilidade e praticidade ao lidar com as rotinas do negócio, bem como obtêm um controle muito mais assertivo e eficiente sobre cada processo executado.
Naturalmente, isso resulta em mais proteção e conformidade para a empresa, visto que, ao acompanhar cada atividade de perto, é possível identificar e antecipar erros. Além disso, ao se ter registros atualizados sobre tudo o que acontece no negócio, pode-se emitir relatórios mais completos sobre o seu desempenho, rastreando cada custo, lucro e eventuais prejuízos.
É impossível negar que, ante a democratização da internet e outras tecnologias, os comportamentos de consumo mudaram drasticamente. Todo um novo mercado surgiu, com clientes mais exigentes e empoderados; clientes que possuem gostos e necessidades diferentes do ‘tradicional’, e que pedem por negócios em um novo formato.
Mas, junto com o surgimento desse novo mercado, as empresas não apenas tiveram acesso a novas oportunidades de expandir seus negócios: elas precisaram se readequar. E justamente a mesma tecnologia que proporcionou a mudança foi quem auxiliou os empreendedores a se adaptarem.
Com isso, passou a se falar em marketing digital e em ferramentas para atrair novos clientes na internet. E, hoje, já há diversos estudos, teorias e pesquisas que abordam estas temáticas, apresentando números de extrema importância para nortear os empresários em suas investidas comerciais no meio digital.
Dessa maneira, a tecnologia tornou-se uma verdadeira aliada dos negócios nos tempos em que vivemos, permitindo que toda e qualquer marca conquiste o seu espaço nesse novo mercado, fornecendo-lhe ainda os recursos necessários para conquistar clientes e se tornar cada vez mais forte e influente.
Quando o assunto é economia, a tecnologia também se mostra fundamental às empresas.
Para garantir um aproveitamento completo de recursos e evitar desperdícios, foram desenvolvidos sistemas de monitoramento que acompanham minuciosamente a movimentação de cada valor investido no negócio. E, através dos relatórios providos por essas ferramentas, pode-se exercer um controle mais eficaz sobre cada gasto, o que, por sua vez, beneficia toda a empresa.
Seja indicando a necessidade de reduzir o uso de papel ou o consumo de energia elétrica, a tecnologia é bastante importante no processo de converter cada centavo economizado em uma melhoria significativa para o negócio. Além disso, ela também pode auxiliar a traçar estratégias de economia a curto e longo prazo para a empresa, o que pode resultar em inúmeras benefícios para sua estrutura, no todo.
Lidar com impostos é bastante complicado, principalmente no Brasil, onde uma média de 46 regras tributárias são alteradas diariamente. Sem dúvida, essa é uma atividade que exige bastante das empresas e seus contadores.
Contudo, graças à tecnologia, as empresas podem contar com maior simplicidade ao lidar com suas obrigações fiscais. Sistemas pautados em inteligência artificial, como o oferecido pelo Tax Group, por exemplo, permitem um acompanhamento completo e automatizado de cada mudança na legislação tributária, garantindo às empresas autonomia e conformidade em seus processos.
Por meio de nosso banco de regras, nós realizamos um cruzamento de dados entre as declarações fiscais emitidas pela empresa e as exigências dos órgãos legisladores, identificando falhas que podem comprometer o negócio. Assim, é possível verificar se as matrizes tributárias aplicadas estão corretas, se há valores a recuperar ou compensar, e mesmo se foram efetuados pagamentos indevidos. Tudo a fim de proteger o negócio de autuações e outras formas de sanção.
Além de possibilitar a correção das falhas pontuais, o trabalho desenvolvido por nosso software ainda permite traçar estratégias de estabilidade fiscal a longo prazo, resultando em uma empresa segura através dos anos.
.
O conceito de “split payment” tem sido amplamente debatido no Brasil, dentro do contexto da…
O Perse e o Cadastur estão no centro das discussões que têm afetado setores estratégicos…
A reforma tributária promete transformar radicalmente o mercado de trabalho de quem atua na área…
A Reforma Tributária seguirá como uma das principais pautas em 2024. Mesmo após a sua…
O Calendário Tributário de novembro é uma ferramenta essencial para o planejamento do mês, uma…
Sabemos que o planejamento é uma das etapas mais importantes para que uma empresa possa…