7 diferenciais para destacar seu escritório contábil
Atualmente, no Brasil, temos 66.690 organizações contábeis (incluindo sociedades, empresários, MEIs e Eirelis), de acordo com dados de dezembro de 2018 divulgados pelo Conselho Federal de Contabilidade. O número de profissionais que atuam na área cresce dia após dia. Diante de tamanha concorrência, os escritórios contábeis precisam oferecer diferenciais, que atraiam seu público-alvo.
O setor da contabilidade é um dos mais tradicionais. Porém, nos últimos anos, vem passando por grandes transformações, devido às mudanças no mercado e à emergência das novas tecnologias. Para não ficar para trás e alcançar novos mercados, é preciso ter diferenciais estratégicos. Selecionamos abaixo sete deles, que podem ser úteis para reposicionar seu escritório:
Definição de nicho
É comum que, principalmente os escritórios iniciantes ou familiares, atendam todo e qualquer tipo de demanda. Isso porque o mercado é competitivo e muitas vezes o empresário não pode recusar clientes. Mas, à medida que a empresa amadurece, é preciso alinhar um nicho de atuação. Há diversas opções no mercado, como escritórios especializados em startups ou varejo, por exemplo. Ter um foco garante um diferencial competitivo, pois qualifica o portfólio, amplia o know-how na área e auxilia na conquista de novos clientes relacionados.
Atendimento cuidadoso
Ter um atendimento cuidadoso também é um grande diferencial atualmente. Ter disponibilidade para sanar dúvidas dos clientes, ter empatia para entender suas dores e ir além do escopo contratado auxilia na fidelização.
Produção de conteúdo
Outro grande diferencial do escritório é mostrar autoridade no assunto. Neste sentido, a produção de conteúdo de qualidade é uma grande aliada. A produção de materiais de qualidade ajuda a manter os clientes atualizados, a conquistar novos mercados e a ganhar relevância no meio. Este conteúdo pode ser distribuído de diferentes formas, como assessoria de imprensa, para publicação em jornais e portais locais, redes sociais do escritório, newsletter para clientes ou até mesmo listas de transmissão por Whatsapp.
Associação a grandes redes
A associação do escritório a redes de serviço auxilia a equipe a ganhar escala e reconhecimento. Um exemplo de marca emergente no mercado é o Tax Group. Trata-se de uma rede de serviços tributários que funciona por meio do sistema de associados, similar ao modelo de franquias. Com total autonomia, os franqueados, principalmente advogados, consultores e contadores, incluem os produtos Tax Group em seu portfólio de serviços, contando com apoio técnico e comercial para expandir sua carteira de clientes. Isso garante rápido retorno do investimento, reconhecimento, apoio de profissionais especialistas, suporte, maior portfólio de produtos e aumento da competitividade.
Valorização da equipe
A equipe é quem leva a empresa adiante. Por isso, valorize seus profissionais. Incentive o time a realizar capacitações. Celebre e comunique as vitórias. Equipe recompensada é mais motivada e trabalha melhor. Além disso, os clientes verão o valor da sua empresa ao ter um time incrível.
Busque capacitação
Esteja sempre se capacitando. Participe de cursos, palestras, congressos… Além de ser importante para garantir atualização, também auxilia no fortalecimento da rede de contatos e prospecção de novos clientes.
Análise global
Muitas escritórios se limitam a prestar auxílio nas tarefas operacionais da contabilidade. Os profissionais não se dão conta de que todos aqueles dados e indicadores são essenciais para a correta tomada de decisões da empresa. A contabilidade estratégica agrega valor para o serviço oferecido e auxilia no sucesso da empresa cliente. A análise consultiva pode ser um serviço extra prestado pelo escritório.
Não é à toa que o Guia Salarial Robert Half 2019, uma respeitada publicação que todos os anos reúne tendências para vários setores, definiu estas como as habilidades mais demandadas dos profissionais de finanças e contabilidade: Visão estratégica; Boa comunicação; Dinamismo; Capacidade de influenciar; e Idiomas.