Série Innovative: conhecendo a tecnologia
Todos nós somos gratos à tecnologia por algum motivo. Seja por conta da câmera maravilhosa de nosso smartphone, ou por conta de um software que nos ajuda a produzir melhor em nosso trabalho. Fato é que, graças à tecnologia, nossas vidas ganharam mais praticidade em muitos aspectos.
Pensando nisso, daremos início a série innovative aqui em nosso blog, a fim de conhecer melhor os mais diversos inventos tecnológicos que têm alterado o nosso cotidiano.
Nesta primeira postagem, conheça 3 destas criações:
1. Liftware
O Mal de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso central que afeta, principalmente, a coordenação motora.
Os constantes tremores provocados por esta condição, tornam as mais simples atividades do dia a dia em grandes frustrações. Comer, por exemplo, pode ser uma das maiores angústias de quem tem essa doença.
A solução tecnológica desenvolvida para lidar com esse problema tem o nome de Liftware.
.
.
Lembrando uma escova de dentes elétrica, o aparelho possui uma espécie de sensor que detecta a velocidade do tremor do indivíduo, além de identificar e distinguir movimentos — diferencia os intencionais dos aleatórios. A tecnologia do Liftware se adapta aos sinais motores do usuário, estabilizando o movimento do ‘talher’ até que ele alcance os lábios — o sensor desliga automaticamente ao alcançar a boca.
Este aparelho, então, promove uma otimização considerável no processo de alimentação autônoma das pessoas com Parkinson, gerando impactos positivos que fogem ao alcance de qualquer métrica.
2. Pilot
E se pudéssemos nos comunicar com pessoas de outros países, sem que o idioma fosse uma barreira?
Essa é a premissa de atuação do Pilot, um tradutor de ouvido capaz de interpretar outras línguas no tempo real de uma conversa e que precisava estar em nossa série innovative.
.
.
O dispositivo desenvolvido pela Waverly Labs, é, a primeiro olhar, apenas um fone de ouvido bluetooth comum. Porém, o Pilot possui microfones que captam a conversa e oferecem tradução em tempo real. É quase um intérprete portátil.
Para funcionar, o Pilot precisa estar conectado a um smartphone através do bluetooth e de um aplicativo próprio. Por lá, é possível configurar o aparelho, que é capaz de traduzir mais de 15 idiomas.
O diferencial é que cada um dos lados do fone pode ser conectado a um smartphone diferente, permitindo que duas pessoas conversem com apenas um par do dispositivo.
Sem dúvida, uma criação muito interessante e bastante útil.
3. D Shape
As impressoras são uma invenção muito útil em nosso dia a dia, não é mesmo? A tecnologia 3D apresentada por alguns desses aparelhos, inclusive, é bastante surpreendente. Mas, você consegue imaginar como seria imprimir, em 3D, algo como um prédio, por exemplo?
Bem, esta é justamente a funcionalidade da D Shape.
.
.
Esta impressora tridimensional consegue “imprimir” construções em questão de horas.
A partir de três ingredientes — água do mar inorgânica, areia e aglutinante à base de magnésio — a D Shape cria um material semelhante a pedras. Ela foi desenvolvida por Enrico Dini, em 2006 e vem sendo aperfeiçoada desde então.
Essa invenção tem potencial de, com o passar do tempo, alterar drasticamente a forma como as empresas de construção civil trabalham.
.
Esperamos que tenha gostado do início da série innovative!
Para ler mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog.